Renato Brunello nasceu na cidade de San Giorgio em Veneza, Itália, estudou na Escola de Arte de Veneza e desde 1975 o escultor reside na cidade de Cotia em São Paulo, Brasil.
De 1968 a 1975 Renato Brunello recebeu diversos prêmios de pintura e escultura e participou de exposições nas cidades de Veneza, Verona, Trento, Padova, Trieste e outras.
No início de sua trajetória no Brasil, Renato Brunello conhece e recebe grande incentivo de Pietro Maria Bardi. A partir de 1976 o artista é convidado a participar de exposições de arte em diversas cidades do Brasil, e entre estas estão São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte, em galerias de arte e espaços como, MASP, MAM, MUBE, SESC, SENAC, Caixa Econômica Federal, entre outras entidades culturais.
Suas esculturas estão em coleções particulares no Brasil e exterior e em diversos espaços aberto ao público.
Renato Brunello também é apaixonado por fotografia e como resultado, fez a fusão desta arte com o desenho, utilizando ferramentas e técnica digital, sendo este trabalho apresentado em tela giclèe.
Em 2013 o artista iniciou sua trajetória em simpósios, sendo convidado para a execução de esculturas em diversos países, além do Brasil.